outubro 14, 2012

Receita pra preguiça...


Ana Paula Pioner deixou a dica no Receitas Veganas:

Praquelas noites em que a gente não tem saco pra cozinhar nada: hamburguer!

Esse eu fiz com pão australiano da Wickbold (ingredientes veganos), tofuburger picante da Samurai (recomendo!), alface e maionese caseira (tofu, azeite, alho, mostarda, sal, tomilho e pedacinhos de aipo). O adocicado do pão casa muito bem com a pimenta do burger.

Que bela é a comida vegana!

...

Procurei a receita do  Pão Australiano e encontrei uma receita da Renata:

Ingredientes:
3 colheres (chá) de fermento biológico seco ou 3 tabletes de fermento fresco( 45g)
1 e 1/2 xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1/2 xícara de melado
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 xícaras de farinha de centeio
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 a 3 xícaras de farinha de trigo (integral fina, branca ou mistura - a gosto)
Amido de milho
Água


Se for usar batedeira planetária e o fermento instantâneo:
Use o batedor gancho e o acessório para adicionar mais farinha durante a mistura.
Comece colocando na tigela a água morna, açúcar, melado, sal, óleo. Adicione a farinha de centeio, uma xícara de farinha de trigo, o fermento. Ligue a batedeira na primeira velocidade e mexa até homogeneizar. Adicione aos poucos a farinha restante, aumentando a velocidade de acordo com a densidade da massa, até formar uma massa uniforme, lisa e elástica. A massa deve ser fácil de moldar e grudar apenas levemente nas mãos.

Se for usar fermento instantâneo mas misturar na mão.
Eu um recipiente para líquidos misture a água, açúcar, melado, sal e óleo. Em uma bacia, misture a farinha de centeio, uma xícara de farinha de trigo e o fermento. Adicione os líquidos mexendo aos poucos e amasse até atingir o ponto descrito.

Se for usar o fermento fresco: dissolva o fermento em 1/2 xícara de água morna. Misturar o açúcar.Deixar descansar até borbulhar (6 minutos). Misturar o fermento dissolvido, 1 xícara de água morna,o melado,sal, óleo e farinha de centeio numa vasilha grande. Mexa (batedeira ou na mão) até uniformizar.

Deixe a massa crescer na vasilha, coberta por um pano e em ambiente abafado (dentro do forno desligado, por exemplo), por uma hora.
Retire, divida a massa em 2 partes, aperte para sair o ar e boleie em superfície enfarinhada. Deixe crescer novamente (+ ou 1 hora) em local abafado.
Trabalhe um pouco com as massas, moldando dois pães redondos. Molhe a superfície de cada um com um pouco de água (passe nas mãos e passe no pão) e passe imediatamente no amido, cobrindo completamente. Deixe crescer novamente até dobrar de tamanho (também cerca de 1 hora), já no tabuleiro de assar.

Ferva um pouco de água, suficiente para encher um terço da forma pequena.
Aqueça o forno na temperatura máxima com essa forma dentro, apoiada na parte de baixo. Abra a porta, despeje com cuidado a água fervente na forma e feche a porta. Reduza a temperatura para 220ºC, aguarde 5 minutos. Imediatamente antes de colocar no forno, Faça cortes (paralelos ou cruz, o que preferir) com estilete e coloque forno a 220ºC com vapor por 20 minutos. Retire a forma de água e aumente a temperatura para 270º C e deixe mais ou menos 15 minutos ou até dourar e sair um som oco quando você bate na casca.

Desligue, abra a tampa do forno e deixe por mais quinze minutos.

Sirva com o acompanhamento que preferir.

Sem comentários:

Enviar um comentário