dezembro 11, 2012

Requeijão


Valeria conta como fez:
Pessoas, eu peguei a receita de queijo de leite de soja da Marli e troquei por leite de aveia. A diferença foi só no levedo que dizia 1/2 colh café e eu coloquei uma de chá sendo metade nutritional yeast. Fiz tudo igualzinho e o resultado final foi.... requeijão! Juro que ficou tudo igual, o gosto e a textura. Quem estiver com saudade de comer requeijão pode fazer essa receita. Rende 2 potes bons... Agora eu voltei um pote para o fogo e adicionei 1 colh sopa caprichada de polvilho azedo e amanhã vou saber...

Alterações da Valeria a Rosa

Queijo de leite de soja
Receita da Marli Madureira Carneiro

Ingredientes:
2 litros de leite de soja  (fiz com aveia na proporção 3 para 1)
1 limão grande (suco)  (usei 1 ½ taiti pequeno)
1 colher (sopa) de agar agar
2 colheres de azeite
½ colher de (café) de levedo de cerveja (usei 1 colh chá sendo metade com nutritional yeast)
sal
manjericão, pimenta, oregano ( o tempero que gostar)  (não usei)

Preparação
Pode fazer o leite de soja caseiro. Ferva e reserve um copo, com o resto do leite deixe amornar e coloque o limão, espere uns 10 minutos e coloque numa peneira forrada com um pano (tipo fralda). Deixe uns 20 minutos. (apertei um pouco o saco para escorrer melhor após o tempo sugerido)
Lve o leite reservado ao lume com agar agar e deixe ferver, desligue e junte o azeite. Misture bem, junte o levedo e os temperos.
Bata tudo com o mix e coloque numa forma. (tentei bater à mão mas tinha alguns pedaços estavam solidificados então levei tudo ao liquidificador)
Rendeu 2 potes bons... Depois voltei um pote para o fogo e adicionei 1 colh sopa caprichada de polvilho azedo e ficou uma textura mais para catupiry. O sabor continua sendo de requeijão.

1 comentário:

  1. Faltou dizer que levei tudo ao liquidificador após a adição do agar, pois havia pedaços solidificados e outros não.

    ResponderEliminar