outubro 21, 2015

Dicas: Substituto caseiro para Shampoo e Amaciador


Sugestões da Su Martins no grupo Crescer Vegetariano

Partilho convosco a minha experiência.
Há muito tempo que tinha vontade de deixar o shampoo e amaciadores, mas tinha receio de não conseguir fazê-lo por ter o cabelo com tendência a oleoso.
Pois bem, depois de ler vários testemunhos de quem optou pelo mais natural possível resolvi tentar.

A receita: 
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com um copo de água quente. ( este substitui o shampoo)
2 colheres de vinagre de maçã biológico diluído num copo de água.

Deixo estes preparados em 2 borrifadores, é mais prático.

O vinagre de maçã é o último a ser aplicado e não se passa por água, o cabelo não fica com cheiro a vinagre porque evapora rapidamente.

Pessoalmente, quando o cabelo está quase seco, gosto de borrifar um pouco de alfazema no cabelo para ter um cheiro mais floral

Tenho o hábito de lavar o cabelo dia sim dia não, a foto é do dia não e por experiência própria estava com melhor aspecto do que quando usava shampoos tradicionais (mesmo os mais naturais)
Fiquem à vontade para comentar ou partilharem as vossas experiências. Gostava de saber se há aqui alguém que usa este tipo de alternativas nos cabelos das crianças.

Nota: Aquele preparado do shampoo deu para 4 lavagens, o "amaciador " para 7 lavagens.


Mais comentários:

Sofia Jorge Cakes: o meu cabelo é bem oleoso sou obrigada a lavar dia sim dia não. tenho uma dúvida. lava com o bicabornato mas como esfrega? não faz espuma não é? ou só aplica com o borrifador e deixa ficar e enxagua?. o vinagre é o amaciador?

Su Martins: Não faz espuma, mas esfrego na mesma bem na raiz do cabelo (sinto um pouco de goma nas mãos), depois passo muito bem por água morna e só no final de tudo é que borrifo com o vinagre, este último deixo estar.

Carolina Maria Eu lavo com farinha de centeio (mas não pode ser integral) faço um polme com água até ficar com a consistência de shampo, e uso como tal, só não faz é espuma e não tem cheiro tongue emoticon No verão usava vinagre de cidra para as pontas smile emoticon

Sónia Lamêra Porque não pode ser integral?

Carolina Maria Porque disseram que depois não sai bem ao lavar, ficam "restos" no cabelo. Não sei se é verdade ou não porque nunca cheguei a comprovar.. tongue emoticon

Maria de Lurdes Feitor Carapelho Integral fica com aquelas "palhinhas" e deve ser dificil retirar.

Carla Nunes Também tenho cabelo oleoso. Uso para lavar sabonete de azeite feito em casa e como amaciador vinagre de cidra macerado em alecrim diluído em água. Tinha sempre o meu cabelo muito baço e quebradiço e desde que deixei os produtos industrializados melhorou muito.

Joana Ponciano Alguém tem uma dica para moldar o cabelo encaracolado para poder substituir a espuma?

Mia Negrão Óleo de côco!! Eu normalmente estico o cabelo, mas quando o quero com as ondas naturais mas bonitas e moldadinhas ponho óleo de côco quando ele está húmido. Fica espectacular e não, n fica oleoso!

2 comentários:

  1. E tira a oleosidade do cabelo? Eu sou muito esquisitinha com isso ;p por isso lavo o cabelo todos os dias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Beli, clica em "Sugestões da Su Martins no grupo Crescer Vegetariano" e pergunta à Su. :D
      BjX

      Eliminar