outubro 19, 2015

TAG - Conhecendo Novos Blogs

tag - conhecendo novos blogs


O Made by Choices foi marcado numa TAG pela Sofia&Mike, do Blog Inzen, para responder a algumas perguntas. O objectivo desta TAG é o de conhecer um pouco mais de quem se encontra por detrás dos blogs que acompanhamos!
Achei muito boa esta iniciativa e vou responder ás 10 perguntas realizadas pela Sofia&Mike.
1. O que te levou a começares este blog?
Este Blog nasceu em Janeiro de 2015, mas já era algo que queria fazer à algum tempo. O que me levou a começar este Blog, foi a vontade de partilhar os meus conhecimentos com os outros e não apenas com amigos ou pacientes. O tema da alimentação é algo que me fascina. A partir do momento em que comecei a lidar com os temas de saúde e alimentação, comecei a fazer mudanças graduais na minha própria vida que tiveram um impacto na minha própria saúde. Desde essa altura que me apaixonei pela alimentação vegetariana e numa vertente mais saudável. Essa minha paixão leva-me a partilhar receitas, vídeos e temas relacionados com toda esta temática.
2. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê? 
Sem duvida a partilha de conhecimento, amizades e novos projectos. Apesar de fazer um blog para outras pessoas, este percurso tem sido um ajuda e descoberta interior. Tenho enfrentado alguns obstáculos como lidar com a gestão de tempo, organização e alguns medos que nem sabia que os tinha (exemplo, falar em publico ou fazer vídeos a falar), mas que de certa forma me ajudam a melhorar cada dia mais e a conhecer-me melhor. Por outro lado o blog tem-me ajudado a manter o foco na alimentação e no estilo que vida que pretendo manter.
3. O que tem sido para ti mais difícil neste jornada de blogger?
A gestão de tempo e organização! quem tem um blog activo sabe do que falo. Produzir conteúdo regularmente e com qualidade exige muita dedicação e horas de trabalho, principalmente para quem produz o próprio conteúdo (sou eu que filmo, edito, escrevo, fotografo..) Só para terem uma ideia para fazer um video demoro certa de 2 a 3 horas a gravar (entre preparar ingredientes, filmar, lavar e arrumar tudo), mais umas 2 a 3 horas para editar. Portanto 2 minutos de um video são quase 6 horas de trabalho.
4. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?
Em todo o lado, revistas, livros, blogs, sugestões de leitores, no youtube e muitas vezes em conversas com amigos. Adoro todos os temas ligados à alimentação, vegetarianismo e saúde, posso dizer que passo muitas horas livres na internet a pesquisar, ler, ver vídeos e documentários, ler outros blogs.. é algo que me dá imenso prazer e nem dou pelo tempo passar.
5. O que te faz manteres-te motivada e seres consistente no teu trabalho de blogger?
Gostar mesmo do que faço, acho que essa é a minha maior motivação. Adoro todo o processo criativo de fotografar, filmar e editar. Claro que há dias que não me sinto inspirada e nesses dias nem vale a pena tentar. Irei produzir conteúdos para o blog enquanto estiver feliz com o que faço.. simples assim!
6. Quais os 3 conselhos que darias a quem gostava de começar um blog?
1º – Fazer e escrever conteúdo sobre algo que realmente gostem e se identifiquem, não porque é moda ou porque aquele determinado tema chama mais pessoas. Costumo ouvir comentários do género “as tuas receitas são muito estranhas e especificas” ou “isso é muito alternativo para mim”, mas sabem que mais? não faz sentido para mim fazer de outra maneira e sei que não agrado a todos, mas sou fiel a mim mesma, esta não é apenas a minha alimentação é o meu estilo de vida e só posso falar daquilo que sei.
2º – Ter em mente que um blog dá algum trabalho, por isso nada como planear num papel ou agenda temas que queiram falar, programar os dias a que querem publicar esse tema, dedicar algumas horas para escrever e depois gerirem o tempo pessoal , trabalho e blog
3º – Partilhar, partilhar, partilhar. Para além de partilharem o vosso conhecimento com o mundo através do blog, partilhem noutras redes sociais como facebook, grupos de facebook (de acordo com o vosso tema), instagram, pinterest. No inicio quando comecei o blog tinha imensa vergonha de partilhar os meus conteúdos nas redes sociais, mas a partir do momento que comecei a partilhar consegui levar o meu conhecimento a mais pessoas e hoje recebo muitas mensagens de pessoas que conheceram o blog através dessas partilhas.
7. Quais os 3 objectivos que gostarias de alcançar num futuro próximo com o teu blog? 
1 – Chegar a muitas mais pessoas que se identifiquem com os meus conteúdos
2 – Abraçar novos projectos e até parcerias, mesmo com outros bloguers
3 – Ter rendimentos com o blog
8. Quais os hábitos matinais que não dispensas?
Beber água em jejum, ás vezes com sumo de limão outras vezes só mesmo água ao natural. Agradecer pelo dia (nem sempre faço, mas tento). Escrever na agenda as 3 tarefas mais importantes para aquele dia. Tomar um bom pequeno-almoço onde incluo sempre a fruta.
9. Qual é a tua maior paixão na vida?
Viver ou saber viver a vida é a minha grande paixão, ser fiel a mim mesma, redescobrir-me a cada dia e ser feliz. Já tive algumas fases menos positivas na minha vida , que não me sentia feliz ou não estava a fazer o que realmente gostava ou não estava no meu melhor momento e percebi que o grande motivo para não me sentir bem dependia apenas e só de mim, não é a vida que nos molda é a forma como a vivemos que nos define.
10. Se pudesses viajar no tempo e encontrar-te contigo mesma com 14 anos, qual seria O conselho que darias a ti própria?
Acho que o que nos define enquanto pessoas, hoje, são todas as nossas experiências, cabeçadas, erros, alegrias e a forma como lidamos com elas, por isso nada posso mudar do meu passado, mas se pudesse viajar no tempo (ás vezes dava jeito hihi), acho que os concelhos seriam: Que se lixe o medo, aproveita as oportunidades que a vida te vai dar. Aprende a ouvir-te, se não gosta de determinada coisa não o faças, ponto!
Os Blogs que marco com esta TAG para responderem as 10 perguntas são:
Edu´s Pantry da Joana Junqueira
Na cadeira da papa da Leonor Cício
Ideias de trazer por casa da Sofia Morgado
Not Guilty Pleasure da Patrícia
Ana, Go Slowly da Ana
Mãe me quero da Susana Fonseca



Picture

A Ana do blog Ana, Go Slowly nomeou a Joana do Just Natural, Please  para participar na TAG - Conhecendo novos Blogs, que consiste em responder às perguntas que se seguem e nomear outros bloggers a responder também, com o objectivo de nos dar-mos a conhecer ao mundo e de nos conhecermos um pouco melhor.

Seguem então as perguntas e as minhas respostas. Espero que gostem!
1. O que te levou a começares este blog?
Comecei o blog Just Natural Please pouco depois de ter decidido deixar o meu emprego como investigadora nos Estados Unidos e regressar para Portugal para junto da minha família. Tinha percebido que a ciência não era assim tão fascinante para mim, pelo menos na forma como é praticada hoje em dia. Tinha-me tornado vegan há dois anos e os benefícios que sentia eram tantos, e a todos os níveis da minha vida, que tinha muita vontade de os partilhar com o mundo e de inspirar pessoas a tornarem-se mais saudáveis através da alimentação e do exercício físico. E assim nasceu o Just Natural Please.

2. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?
A parte mais gratificante do blog é receber o feedback dos leitores do blog, os agradecimentos pelas receitas e saber que estou a contribuir para o bem estar de alguém. Saber que posso ter um impacto positivo na vida de alguém através da partilha que faço no blog é o que me faz querer continuar todos os dias.

3. Como concilias a tua vida pessoal com o Blog?
Encaro o blog como algo que faço profissionalmente mas que, ao mesmo tempo, não sabe a trabalho porque faço-o com muito prazer. Tento ser muito transparente e autêntica no meu blog e por isso há muitos aspetos da minha vida pessoal que partilho com os leitores. Mas também há coisas que guardo para mim porque acho que não são relevantes para o blog. Também há momentos, como as férias, em que desligo completamente e faço questão de estar longe das redes sociais e das tecnologias para estar 100 % presente junto dos que estão comigo.

4. Que ferramentas usas enquanto blogger (máquina fotográfica, evernote, programa de edição de imagem…)?
Enquanto blogger uso uma máquina fotográfica reflex (Nikon D60) que manuseio de forma ainda muito limitada (formação é algo em que quero investir no futuro) e para edição de imagem uso o Photoshop, que também utilizo de forma muito rudimentar, apenas para ajustar a resolução e dimensão das imagens e para adicionar texto a algumas. Não faço grandes correções nem filtros nas imagens pois quero que sejam imagens honestas.

5. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?
Em todo o lado! Estou instintivamente sempre atenta a tudo o que tenha a ver com alimentação. A maioria das receitas surge por necessidade, para dar uso aos ingredientes que tiver aqui por casa. Depois há uma série de gente fantástica que sigo online que são uma verdadeira inspiração e que fazem o meu cérebro (e papilas gostativas) borbulhar de excitação. Tenho também alguns livros de culinária. Neste momento "O livro de cozinha da Marta - Uma forma de amar" da Marta Varatojo e "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar" da Gabriela Oliveira estão aqui ao lado do computador e tenho andado com eles debaixo do braço.

6. O que te faz manteres-te motivada e seres consistente no teu trabalho de blogger?
Acho que o que mais motiva é o facto do trabalho que faço com o meu blog ser algo que gosto muito de fazer e que me dá mesmo muito prazer. Não há nenhum dia em que me pareça obrigação ou trabalho. É algo que acordo todos os dias com vontade de fazer. Era isto que há muito procurava sentir em relação ao trabalho e foi por isso que deixei o meu anterior emprego.

7. Quais são os hábitos diários que não dispensas?
Comer fruta pela manhã (é muito raro não acontecer), correr (salvo se for dia de descanso) e olhar-me no espelho, nos olhos, e dizer para mim "gosto de ti".

8. Quais os teus conselhos para uma vida saudável?
Alimentação saudável, rica em frutas e vegetais e pobre (ou restrita) em produtos de origem animal. Praticar exercício físico. Respeitar as horas de sono. Rodearmo-nos de pessoas positivas, com quem nos identificamos e que nos fazem sentir bem. Viver a vida que queremos viver, tanto a nível profissional ou pessoal.

9. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?
Vou ser muito optimista pois acredito que os pensamentos positivos atraem acontecimentos positivos. Daqui a 3 anos adorava ter um livro de receitas publicado, adorava que o blog fosse uma referência de alimentação saudável para muita gente e adorava ter um negócio bem sucedido que tivesse nascido a partir do blog. Vou acreditar que isto vai acontecer e vou trabalhar para isso. Se não acontecer é porque o cosmos (ou seja lá que força for) não tinha isto previsto para mim e tinha certamente melhores planos.

10. Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?
Se pudesse mudar uma só coisa no mundo seria que todos nós nos tornassemos vegans (ou pelo menos que reduzissemos muito o consumo de produtos de origem animal). Eu nem consigo imaginar o quão diferente o mundo seria se isso acontecesse mas tenho a certeza que seria muito melhor.


Aqui fica mais um bocadinho de mim que partilho convosco. Espero que tenham gostado! Obrigada Ana pelo convite.

As pessoas que nomeio para participar na TAG - Conhecendo novos Blogs são:

Maria de Oliveira Dias, do The Love Food
Cátia Biscaia, do Alecrim aos Molhos
​Filipa Range, do A Cozinha Verde



thumb_IMG_3959_1024 A Joana do Just Natural, Please  [Facebook -  Just Natural Please] convidou a Maria Oliveira "The Love Food" para responder a esta TAG – Conhecendo Novos Blogs. O objectivo é dar a conhecer outros blogs e, ao mesmo tempo, conhecerem que está por detrás de cada blog um bocadinho melhor. Espero que gostem e obrigada, Joana!



1.O que te levou a começares este blog?
Criei o blog The Love Food em Junho de 2010. Na altura não havia blogs sobre comida vegana/vegetariana em português e tive muita vontade de partilhar receitas e desmistificar preconceitos que existiam (e existem) em relação à alimentação vegana e saudável. Foi, antes de mais, um enorme desejo de partilha.

2.Qual a origem do nome do teu blog?
Quis que estivesse, de alguma maneira, relacionado com amor. Quando comemos, quando fazemos comida para os outros, quando fazemos escolhas a pensar no bem que fazemos, é um acto de amor próprio e pelos outros. E o veganismo é, de facto, um acto de amor e de extrema sensibilidade para com os outros, pelo planeta e pelos animais. Não poderia deixar de ser The Love Food.

3.O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?
O blog mudou a minha vida. Eu era actriz. Neste momento tenho uma fábrica que produz delicias veganas e saudáveis e que distribuo para o país todo. Não teria sido possível sem ter criado o The Love Food. Se me dissessem há 5 anos atrás que a minha vida seria como é não iria acreditar. É a partilhar a palavra, ensinar as pessoas a comer melhor, dar-lhes comida boa, honesta, feita com bons ingredientes que acredito ser possível mudar um bocadinho o mundo. E isso faz-me dormir muito bem.

4. Como concilias a tua vida pessoal e profissional com o Blog?
Neste momento não consigo. Quando comecei o blog estava a terminar um mestrado, trabalhava em várias companhias de teatro, fazia televisão e trabalhava numa empresa de investimentos. Alimentava o blog com receitas, dicas e videos pelo menos duas vezes por semana. Hoje tenho um bebé e uma fábrica a todo o gás, cozinho menos e o meu tempo livre desapareceu. Infelizmente, se conseguir postar uma receita por mês é milagre  Mas vêm aí surpresas que já estou a preparar há meses! De qualquer maneira o feedback dos leitores tem sido sempre maravilhoso, e o The Love Food tem já uma “bagagem” de informação e receitas que nunca vão passar de moda!

5. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?
Em todo o lado. Tenho uma enorme biblioteca de livros de culinária, adoro livros. A blogosfera também é uma inspiração enorme. Mas o que mais me inspira é ir aos mercados e quintas, comprar legumes e fruta da estação. A minha cabeça fica a mil, magico logo imensas receitas.

6. O que mais gostas de cozinhar?
Neste momento sopas e papas! Gosto muito de fazer o jantar, é a minha refeição preferida. Também gosto muito de inventar bolos. Gosto muito de cozinhar, ponto.

7. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?
Quero apenas que continue a ser inspirador e que leve as pessoas a ter uma vida melhor, mais saudável, mais ética e mais ecológica.

8. Quais são os hábitos diários que não dispensas?
Não tenho hábitos, adapto-me facilmente às circunstâncias. Mas há várias coisas que tenho de fazer para me sentir feliz: beijos e mimos ao meu homem, ao meu bebé e aos meus cães. Não dispenso.

9. Quais os teus conselhos para uma vida saudável?
Ter uma alimentação 100% vegetal, fazer exercício e não perder o prazer de comer. Comprar produtos da estação, de produtores locais e evitar refinados. Fugir de dietas estranhas e de ingredientes com nomes impronunciáveis: se não os conseguimos ler também o nosso corpo não os reconhece!

10. Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?
Que toda a gente se tornasse vegana. Dizem que seria uma catástrofe, que não haveria comida para toda a gente, mas isso é uma falácia. Catástrofe é o que está acontecer hoje: a industria pecuária polui mais do que todas as indústrias, o aquecimento global sente-se todos os dias graças a isso, florestas são dizimadas para plantar cereais para ração para o gado, as pessoas morrem de doenças incuráveis ligadas ao consumo excessivo de químicos usados na indústria pecuária e na agricultura assim como por excesso de consumo de proteína animal. As farmacêuticas ficam felizes por venderem cada vez mais químicos para usar na agricultura e pecuária e medicamento para tratar as pessoas doentes que os comem. Milhões de animais são dizimados e explorados todos os dias. Se os cereais plantados para ração fossem para consumo humano não existirira fome no mundo. Ninguém existe para usufruto de ninguém. Um mundo vegano seria perfeito, saudável, equilibrado e compassivo.


Os blogs que marco com esta tag para responderem a estas perguntas são:

Maria de Lourdes – Universo dos Alimentos
Sónia Lamêra – Green Food


Instruções para participar nesta TAG:
1 – Responder às perguntas realizadas por quem te nomeou publicando um post no seu blog;
2 – Podem criar 10 perguntas diferentes ou apenas algumas ou usar as mesmas;
3 – Marcar 3 a 10 pessoas para responderem a essas perguntas e, claro, avisá-las da nomeação.

E as perguntas são:
1. O que te levou a começares este blog?
2. Qual a origem do nome do teu blog?
3. O que de melhor o blog tem trazido para a tua vida? Porquê?
4. Como concilias a tua vida pessoal e profissional com o Blog?
5. Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?
6. O que mais gostas de cozinhar?
7. Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?
8. Quais são os hábitos diários que não dispensas?
9. Quais os teus conselhos para uma vida saudável?
10. Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?

Sem comentários:

Enviar um comentário