abril 17, 2016

Francesinha vegetariana de pobrela



O nosso Amigo Pedro Teixeira fez e explica:

 Molho: 
O molho fiz alourando cebola em azeite e folha de louro, 3 piri-piris, acrescentei polpa de tomate, um bocado de pimentão doce, 2 latas grandes de tomate pelado., deixei ferver para o tomate se ir desfazendo, coloquei aprox um litro de cerveja (menos porque senão ficava aguado). Coloquei sal, coloquei o whisky ou outra aguardente. Retirei as folhas de louro e ralei tudo, se tiver muito grosso, deixa-se ferver para ir engrossando.

 Batatas:
Cortar muito finamente, espalhar numa forma polvilhada em gordura vegetal, espalhar bem e assar, até ficarem douradas e crocantes como as fritas.

 Queijo Vegetal tipo Cheddar:
Colar 4 colheres de óleo num tacho (para molhos), aquecer e ir colocando 6 colheres de farinha, 250ml de água, 1 colher de azeite, açafrão a gosto (ajuda a dar mais cor, 1 colher de sopa de mostarda, sal qb, pimenta qb,6 colheres ou 7 de levedura de cerveja, misturar tudo muito ben e desligar. Este queijo deve ficar semi-liquido e tosta no forno.

 Beanburger: 
Triturar o conteúdo de um frasco ou lata de feijão cozido depois de escorrido, misturar paprika fumada, cominhos, sal, vinho tinto e azeite (só um bocadinho), alho e cebola picados, mais algum legume picado (pode ser cenoura, opcional) e ir misturando aveia e pão ralado (pode facilmente se ralar pão seco e transformar em pão ralado) até conseguir-se a consistência ideal e formar burgers.

 Legumes para recheio:
Cortar finamente do tamanho do pão, marinar em vinha de alho e sal. Exemplo de legumes que combinam: courgette, beringela, cogumelos (não é legume mas fica muito bem). Usar criatividade. Pode ser cebola fatiada, cogumelos, cenoura fatiada...

 Empratamento: 
Forma de forno untada de gordura (muito pouca). Tostar 2 fatias de pão por cada pessoa e colocar uma na forma. Grelhar o beanburger e os vegetais e começas a construir uma torre, no final tapar com a restante fatia do pão, pode colocar um palito para estabilizar (opcional, depende das camadas e dar-lhe um toque com uma azeitona, opcional). Colocar o queijo por cima até escorrer das 4 laterais. Tostar no forno. Ao retirar, colocar num prato com bordas altas (preferencialmente) e colocar uma a duas conchas do molho. Acompanhar com as batatas (polvilhar sal qb).
 Devorar acompanhado de uma cerveja fresca, de preferência NÃO Sagres (patrocina touradas).


Sem comentários:

Enviar um comentário