Vegano x Celíaco: Incompatíveis?


Ok! Você descobriu que é Celíaco, mas também já era, é ou deseja ser Vegano. A primeira coisa que pode vir a sua cabeça é a incompatibilidade destas duas situações, visto que teria que viver em uma dieta altamente restritiva, certo? Errado!

Só que para se alimentar desta forma, é preciso ser um Vegano-Celíaco totalmente responsável. Não é porque não é de origem animal que vale tudo... De jeito nenhum! Há muitas comidas (sim, porque alimento é outra coisa) veganas que são um poço de químicos que mais danos causam, do que benefícios, à saúde de qualquer pessoa, seja ela Celíaca ou não.

Privações neste estilo de vida-alimentação, você só vai ter se quiser! A natureza está repleta de alimentos oferecidos diretamente da fonte ao consumidor: vegetais, frutas, legumes. E a indústria, embora o adequado seja utilizar o mínimo de alimentos industrializado quanto seja possível, oferece algumas opções que estão longe de ser prejudiciais ao organismo Celíaco e ao estilo de vida Vegano.

Farinhas de arroz, milho, mandioca, fécula de batata e tantos outros amidos, substituem bem a utilização de farinhas com glúten, o que, com o passar do tempo acabam por fazer pouca falta no dia-a-dia do Celíaco-Vegano. Eu costumo dizer que o que a gente não inventa, não existe! E é por isso que há que inventar, tentar algo novo nesta dieta diariamente. Errou? Tenta de novo, coloca outro ingrediente, ajeita daqui e dali e uma hora vai dar certo. O importante é nunca desistir!

Viver bem é o melhor presente que poderíamos receber da Natureza!

Namastê! __/\__


 por Carmem L Vilanova

Sem comentários:

Enviar um comentário