agosto 23, 2013

Salada com vinagre balsâmico de framboesa (caseiro!) e burger de soja



Nayara Muniz explica como fez:
Salada básica de alface, tomate cereja e cenoura baby com vinagre balsâmico de framboesa (caseiro!) e hamburger de soja.


Receita do Vinagre:
1 garrafinha de vinagre balsâmico, framboesas frescas ou congeladas (coloquei meio saquinho de congeladas) e açúcar.
Colocar no fogo as framboesas com um pouco de água para derrete-las, quando formar um suco, adicionar o vinagre balsâmico e 2 colheres de açúcar e esperar reduzir até formar um caldo cremoso. Coar e colocar de volta na garrafinha do vinagre! Fica uma delícia e um pouco azedinho!
Ótimo para saladas e ficou ótimo com o hamburger também!


Receita do Burger:
300gr de soja hidratada, meio pacotinho de sopa de cebola, 1 tampinha de whisky, páprica doce, cebola e alho picados, orégano, 1 colher de azeite, o minimo necessário para ficar modelável de farinha de trigo e shoyu a gosto.
Modelar e colocar por alguns minutos no congelador para facilitar no manuseio. Rendeu 7 unidades pequenas e "gordinhas".

agosto 22, 2013

Feijão Tropeiro

Aline Munhoz Gomes explica como fez:

Ingredientes:
500 g de feijão fradinho;
2 cebolas picadinhas;
2 dentes de alho amassados (como amo alho, coloquei logo uns 6 dentes, mas isso não agrada a muitos paladares hehehe);
Azeite de oliva;
1 peça de tofu defumado;
Couve fatiada;
Farinha de mandioca.

Modo de fazer:
Refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem dourados. Junte o tofu defumado picado em cubos e a couve fatiada e deixe refogar até a couve murchar. Em seguida, adicione o feijão fradinho cozido (sem muito caldo), e tempere a gosto com sal, pimenta do reino e etc. Quando começar a ferver, adicione a farinha de mandioca aos poucos até que ele fique com a consistência desejada.
Servir com arroz, couve refogada, polenta frita e linguiça frita.
Obs: Essa linguiça é do Veg Vida, sabor tomate seco. É simplesmente deliciosa e combinou demais com o prato.

agosto 11, 2013

Torta de Palmito do Luiz Henrique


Luiz Henrique Araujo Usou a receita da Valeria como base e explica:
 "Viajei a partir da receita do vídeo da Valeria mesmo, só que incorporei o recheio à massa, com cebola, tomate, pimentão, palmito, ervilha, cheiro verde,  alho, sal e pimenta do reino. e a água da conserva do palmito com amido de milho para engrossar (como a Valeria indica no vídeo). Mas a receita é a básica da torta de liquidificador da Valeria mesmo."

O Vídeo da receita da Valéria:


Espuma de melão e nectarina



A Querida Rita Faleiro Jahn fez a receita da Patricia Marques...

agosto 05, 2013

Vegordices da Ca!


Delicia da Ca Tavares que explica como fez:

O  prato é de arroz com grãos e açafrão com cebolas caramelizadas, lentilha, salada de alface, tomate cereja e repolho roxo
... Couve-flor assada (receita do Cantinho Vegetariano)

1 couve-flor separada em buquês
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (sopa) de farinha de rosca
Pimenta moída e sal a gosto

Higienize a couve-flor. Leve água abundante para ferver e quando levantar fervura coloque os buquês de couve-flor na água e cozinhe por 3 minutos apenas. Preaqueça o forno a 180º C, disponha a couve-flor em um refratário, tempere com azeite, pimenta e sal e polvilhe a farinha de rosca por cima de tudo. Leve ao forno por 20 ou 30 minutos ou até perceber que a couve-flor está dourada.

... o pastelzinho com recheio foi de escarola refogada com cebola e alho
... e a massa fiz com:
- 2 xic. farinha de trigo
- 1 colh. s. fermento
- 1 colh. c. sal
- 3 colh. s. óleo
- 1 xic água

Misturar tudo numa vasilha até formar uma bola homogênea, que desgrude das mãos e fique úmida. Depois é só ir abrindo a massa e pode cortar com a boca de um copo e rechear, fechar as bordas com os dedos e ir arrumando num tabuleiro (não precisa untar o tabuleiro, porque a massa não gruda). Pincelar com azeite e shoyu ou azeite e café.
Levar ao forno médio (200ºC), por 15 a 20 minutos, ou até que fiquem dourados. É bom ficar por perto vigiando, porque douram rápido.

... e queijo de mandioquinha

- 2 mandioquinhas cozidas em água suficiente pra tapar
- 1/3 cháv/xic. óleo
- 2 colh. polvilho doce
- 2 colh. polv. azedo
- 1 colh. amido
- 3 colh. s. shoyu

Bate no processador ou liquidificador a mandioquinha cozida com a própria água e com os outros ingredientes. Esse 'queijo' fica aguadinho enquanto quente e endurece um pouco na geladeira! Usei ele como catupiry no caso dos pasteis (quentinho mesmo) mas dá pra colocar numa frigideira e faz tipo um bifinho de queijo pra botar no pão, fica tão gostoso!!