- Com natas de arroz. E alterei alguns legumes. Juntei acelgas.
Receita original: Quiche de legumes
Acompanhou com salada de feijão e sementes de girassol!
Colocar uma cebola média e dois dentes de alho picado num tacho e refogar em azeite. Acrescentar uma folha de louro, uma baga pequena de gindungo (piri-piri) esmagada, um tomate pequeno cortado em pedaços, uma folha de louro e 500 g de pleurotus. Mexer a mistura durante dois minutos e juntar 200 ml de água e 200 ml de molho de soja, deixando ferver. Após fervura reduzir o lume e adicionar 400 g de arroz e 'verificar o sal', não muito porque já existe uma grande quantidade do molho de soja. Deixar cozinhar o arroz por completo, acrescentando se necessário mais água
Cortar seitan fresco em fatias pequenas e colocar num recipiente, acrescentando um copo de cerveja, uma folha de louro e sal a gosto. Deixar marinar durante pelo menos uma hora. Colocar quatro colheres de sopa de azeite e três dentes de alho numa frigideira, juntar o seitan (escorrido) e fritar alguns minutos.Acrescentar a marinada ao seitan e cozinhar durante dez minutos. Acompanhar com azeitonas e pickles.
Cozer arroz, preferencialmente para sushi, com sal e uma pequena quantidade de vinagre de arroz. O arroz não deverá ficar muito solto, de contrário será mais difícil dar a consistência necessária ao rolo. Colocar uma folha de alga nori sobre uma esteira de enrolar e dispor o arroz com um formato rectangular e posteriormente os legumes cortados às tiras (costumo utilizar pimentos, cenoura, pepino e alho francês) com as combinações desejadas. Enrolar cuidadosamente a esteira, colocando um pouco de água nas extremidades da folha de algas para maior aderência e cortar.
Cortar o tofu em rectângulos e colocar num tabuleiro com azeite, uma colher de sopa de molho de soja, três dentes de alho picado, uma folha de louro, sal, piri-piri e paprika a gosto. Levar ao forno a 180 graus durante 20 minutos e deixar arrefecer. Enrolar o tofu em folhas de alga nori, passar em farinha com água e posteriormente em pão ralado. Fritar por alguns segundos.
Numa panela refogar uma cebola média cortada em pequenos pedaços. Adicionar uma lata pequena de tomate pelado, uma folha de louro e sal a gosto. Deixar cozinhar por alguns minutos. Juntar primeiro duas chávenas de arroz envolvendo no refogado e posteriormente quatro de água. Cozinhar até o arroz ganhar a consistência desejada. Corrigir água e sal se necessário. Pode ser acrescentado um pouco de polpa de tomate frito. Cortar em meias luas duas cebolas médias e refogar em azeite com sal e um pouco de molho de soja.
Eu para o molho fiz refogado de oleo, gengibre e alho. Depois ao longo de saltear os legumes acrescentei doce (feito com ananás), molho de tomate, um pouco de vinho doce, molho de soja e molho piripiri caseiro. Pode também experimentar fazer num almofariz grande e ir experimentando. E só servir o molho em tigelas individuais ou colocar em cima dos legumes no final do preparado se quiser os legumes mais crocantes (sem cozer com o molho).
E para os crepes: Folhas de arroz, recheei com rodelas de banana, beterraba laminada e uma mistura de grão com tremoço que tinha guardada (congelado) de um anterior preparado! É só fechar e fritar em fio de oleo para tostar a superfície. Ficaram bons, e nem sou de misturar fruta com salgados mas acho que tenho andado enganado!
Cortar o seitan em cubinhos e deixar em vinha d'alhos (usei os mais elementares: sumo de 1/2 limão, azeite, alho picado, pimentão em pó e pimenta moída. por falta de tempo deixei somente 1 hora). Descascar e cortar as batatas em cubinhos e cozer por 20 minutos. Deitar azeite no wok e alourar 2 dentes de alho laminados, 2 tiras de pimentão vermelho e 1 folha de louro pequena. Fritar os cubinhos de seitan e envolver os cubinhos de batata já cozidos. Temperar com uma pitada de pimenta, outra de pimentão em pó e coentros frescos picados (ou secos moídos). Não uso sal.
E está pronto a servir!
Numa panela refogar uma cebola média cortada às rodelas e um tomate pequeno cortado em pequenos pedaços, acrescentando um pimento cortado em tiras, uma folha de louro e meia a uma baga de gindungo pequeno (piri-piri). Após cozinhar por alguns minutos, adicionar ou salchichas, ou quiabos, ou substituto de frango do talho vegetariano (já experimentei os três), acrescentando caril a gosto. Continuar a cozinhar, mexendo com frequência para não pegar e quando os pimentos já estiverem macios, adicionar uma lata de leite de coco, ou menos quantidade se se preferir Deixar cozinhar por pelo menos mais cinco minutos, acrescentando mais caril se necessário Acompanhar com arroz branco
Cortar 500 gr de tofu fresco em fatias finas e colocar num recipiente com quatro colheres de molho de soja e duas folhas de louro, deixando marinar durante uma hora. Fritar pelo menos 500 gr de batatas em rodelas. Num frigideira com azeite fritar as fatias de tofu escorridas. Retire-as e junte na frigideira duas cebolas grandes cortadas às rodelas até ficarem translúcidas. Junte o molho de soja da marinada e cozinhe por mais alguns minutos. Numa travessa colocar as batatas, sobre estas o tofu e posteriormente a cebolada. Decorar com azeitonas e salsa.
Cozer quatro batatas e couve-galega, com sal gosto. Noutra panela cozer quatro cenouras pequenas com 300 gr de cogumelos pleurotus, sal e dois caldos de legumes. Cortar um chouriço em rodelas, que devem fritar de ambos os lados em azeite, por cerca de um a dois minutos Colocar sobre o cozido a quantidade de água da cenoura, cogumelos e caldo de legumes que desejar.
Acompanhar com arroz branco.
1 e 1/2 chávena de tremoços com a mesma medida de água, sal,2 clh de chá de levedura de cerveja - mixar tudo. 1 e 1/2 chávena de água vai ao lume com 7 clh de chá rasas de agar-agar até ficar viscoso. Juntar ao 1º preparado (que ficou no mix) um fio generoso de azeite. Adicionar o agar-agar e voltar a mixar. Adicionar sumo de limão a gosto. Eu ainda temperei com caril e pimentão doce em pó. Pincelar as formas com azeite e colocar o preparado. Levar ao frigorífico. Ao fim de 30/40 minutos está pronto. Diz que dá para derreter este queijo. Ainda não confirmei. Mas é delicioso
Hoje deu a preguiça... o que me valeu foi os Tofuburguers congelados que fiz há um tempo