fevereiro 26, 2013

Bolinhos de feijão recheados com couve à mineira

Luiz Henrique fez e explica!
Com o feijão bem temperadinho... arrebenta. Eu vou fazer de novo pra valer e acertar as medidas, mas basicamente, fiz um tutu grosso com um feijão bem temperado (com alho, cebola, louro, cominho e pimenta), daqueles que uma viram grande bola ainda na panela, saca? Depois de frio, eu coloquei um pouco de polvilho azedo e trabalhei um pouco a massa. Fiz uma couve à mineira, suada no alho e azeite. Abri bolinhas, recheei de couve, passei na farinha de rosca e fritei em óleo bem quente.. genial! Se o feijão estiver bem temperado, vai ficar muito bom!




fevereiro 25, 2013

Wraps recheados com Arroz Integral e Salada de Couve Roxa


A Mariana enviou-nos esta receita fácil e deliciosa:

... é basicamente um refogado com azeite, cebola e alho. Depois põe-se o arroz, e a medida é como com o arroz normal: 1 de arroz, 2 de água. Só que este arroz é deixar cozinhar 20/30 minutos. A salada é normalíssima, é couve rouxa crua, tomate, só ponho um bocadinho de sal e azeite. 

No caso do wrap - comprei um pack com 6 no celeiro, mas também há nos supermercados "normais" - e para o recheio é algo que costumo fazer normalmente. 

Põe-se a soja da pequenina de molho, durante pelo menos 30 minutos. Hoje o que fiz foi depois disso, tirei a água, temperei a soja com sal, pimentao doce, limão, salsa e pasta de pimentão. Depois fiz um refogado com azeite, cebola e alho e também o pimento e o tomate. Deixei que a água do tomate se libertasse e quando isso aconteceu pus um pouco de sal, pimenta, noz moscada (o que a pessoa achar melhor) e põe-se lá a soja e o feijão preto. E pronto, deixa-se cozinhar para aí 20 minutos. Depois põe-se o recheio no wrap e vai ao microondas meio segundo para aquecê-lo. E voilá uma comida sem animaizinhos 


Receita de Wrap

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
4 colheres chá de sal
4 colheres de sobremesa de açúcar mascavo
6 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 tablete (15 g) de fermento biológico
1 colher de sopa de amido de milho
1 xícara de água morna

Preparação
Ligue o forno à temperatura alta. Peneire a farinha na tigela de uma batedeira, junte o sal, o açúcar, o óleo, o fermento e a água morna. Bata na velocidade média, até a massa ficar lisa e homogênea. Divida-a em 14 partes (com cerca de 60 g cada uma), faça pequenas bolas e embrulhe-as com filme plástico. Deixe descansar 20 minutos. Em seguida, coloque a massa numa superfície enfarinhada. Abra cada uma das bolas com um cilindro, até obter uma espessura de aproximadamente 1 mm e 30 cm de diâmetro. Repita a operação até abrir todas as massas. Com óleo, unte 3 assadeiras, disponha as massas e leve ao forno por 20 minutos. A massa deverá ficar levemente firme e não deverá dourar. Repita a operação até assar todas as massas. Assim que retirar as massas do forno, guarde-as, uma a uma, em saco plástico, próprio para alimentos, para não perder (h)umidade. O pão pode ser guardado em geladeira por até 2 dias. Não esqueça de deixar enrolado no saco plástico e somente tirar 3 minutos antes de usar.

Panquecas de Ricota Vegana e Espinafre no forno com Bechamel

Receita do João Gordão

Ingredientes
• 1 Chávena de Farinha de Trigo
• 2 Chávena de Leite de Soja
• 2 C.S. Amido de Milho (Maizena)
• 2 C.S. Linhaça Moída
• 6 C.S. Água
• 2 C.C. Sal + qb
• 1 C.S. Óleo Vegetal (usei de sésamo)
• 1 C.S. Substituto de Parmesão (amêndoa, levedura de cerveja e sal) + A gosto para gratinar
• 250 Gr Tofu
• 1 Dente de Alho
• ¼ C.S. Azeite
• 1 C.C. Salsa
• 1 C.C. Manjericão
• 1 C.C. Oregãos
• Pimenta Preta qb
• 1 C.S. Manteiga Vegetal
• Sumo de meio Limão
• 250 ml de Natas de Soja
• Um maço de Espinafres Cozidos em Sal (usei congelado, uns 6/7 nacos)
• Pimenta Branca qb
• Sal refinado qb
• 1 C.C. Noz-Moscada  qb

Preparação:
Substituto de Parmesão:
1 Chávena de Fruto Seco (usei amêndoa), 1 Colher de Chá de Levedura de Cerveja, e Sal a gosto. Passar bem numa picadora. O que sobrar pode ir para o frigorifico, bem tapado.
Massa da Panqueca :
Juntar as sementes de Linhaça com a Água e misturar bem (para este efeito, substitui o ovo). Depois juntar numa liquidificadora: Farinha, 1 Chávena de Leite de Soja, 1 C.S. de Amido de Milho, a mistura com Linhaça, 1 C.C. de Sal, 1 C.S. Óleo Vegetal e o Substituto de Parmesão, bater bem e levar a massa ao frigorifico por meia hora, se necessário ir juntando leite de soja para encontrar a consistência certa para a panqueca. Unta uma frigideira para as panquecas com óleo, despeja um pouco da massa no centro e espalha-a até cobrir a frigideira, espera fritar um pouco e vira-a para o outro lado, vai fazendo isto até usares toda a massa e reservando as panquecas.
Recheio:
Faz a ricota vegan, misturando: o Tofu, Dente de Alho, Azeite, Salsa (fresca picada), Manjericão (fresco picado), Oregãos (seco), 1 C.C. Sal e Pimenta Preta a gosto. Com um garfo vai esmagando, até atingires a consistência da Ricota (requeijão). Garanto que o sabor é bem melhor que o do requeijão (pelo menos para mim). Misturar com os Espinafres Cozidos, e temperar com noz-moscada, sal refinado e pimenta branca. Vai pondo esta mistura nas extremidades das panquecas, e enrolando-as. Vai as dispondo num recipiente para ir ao forno, cobre com o Molho Bechamel e com o Substituto de Parmesão. Leva ao forno até gratinar
Molho Bechamel:
Numa frigideira, misturar a Margarina com 1 C.S. Farinha Maisena. Adicionar 2 Chávenas de Leite de Soja, Sumo de Limão, Sal, Pimenta e 1 C.C. Noz Moscada, deixar ao lume até engrossar, quando o tiver juntar as Natas de Soja e envolver bem.

Bife de Tofu com Puré de Batata

Receita da Shirley Bruschi de Abreu

Mafufo (Charuto De Repolho)

Minha ideia inicial era fazer a receita baseada em outra que havia visto para ainda cozinhar o arroz depois de formar os rolinhos. Que vai à panela de pressão. (Eu não sou muito fã de usar panela de pressão. Só por praticidade mesmo). Mas, quando estava prestes a preparar mesmo assim, vi que havia grande quantidade de arroz refogado com couve e batatinha na geladeira. Dai pensei rápido: Ah, vai sair mais fácil do que eu imaginava... Ótima receita para fazer reaproveitamento de comida.

Ingredientes:

Para os charutos:
7 folhas de repolho;
2 xícaras de chá de arroz cozido;
350 gramas de PTS hidratada;
1 folha de couve picada em fios;
1 pimentão grande picado;
2 cebolas médias picadas;
3 dentes de alho amassados;
3 colheres de coentro picado;
1 colher de chá de tempero preparado de alho e sal;

Para o molho:

500 ml de extrato de tomate;
½ xícara de chá de azeite;
3 dentes de alho cortados em lâminas;
1 colher de café de açúcar;
1 colher de chá de sal;
Suco de meio limão;
Orégano a gosto;
Manjericão a gosto.

Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com bastante água e um pouco de sal. Deixe ferver por 2 a 3 minutos. Retire o miolo do repolho usando uma faca. Assim as folhas poderão soltar mais facilmente. Separe as folhas com cuidado para não rasgá-las. Devem estar ligeiramente flexíveis.
Refogue a PTS em azeite com alho, cebola, couve, tempero por ultimo o pimentão e coentro.
Misture numa bacia a soja refogada com o arroz e azeite. Coloque uma folha de repolho sobre uma tábua de trabalho e arrume cerca de duas colheres de sopa cheias de recheio no centro, em forma de croquete. Dobre as laterais sobre o recheio e enrole, sem apertar muito, formando um charuto. Repita o procedimento até usar todo o recheio.
Refogue o alho laminado em azeite, adicione o extrato de tomate, adicionando posteriormente sal, suco de limão, açúcar, orégano e manjericão. Quando atingir fervura, adicione 250ml de água. Espere atingir fervura novamente.
Unte um refratário com o restante de azeite, e faça uma camada rasa de molho. Arrume os charutos com as pontas para baixo, para que não desenrolem. Banhe-os com o restante do molho e leve ao forno por 30 minutos.

Pode ser feito com folhas de couve. Eu prefiro, pois não é adocicado como o repolho, porém, não fica tão belo. Ainda não testei, mas provavelmente fica legal com acelga também.

fevereiro 15, 2013

Macarrão al Pesto

... com Brócoli
Mylene fez e recomenda:

Cozinhei a massa normal.
Para o Pesto usei: Manjericão, Salsa, Nozes, sal, Aziete extra virgem, tudo a gosto,passei tudo no processador e prontinho! Brocolis no vapor( ja q nao fico sem ele)...! Delícia.


Spaghetti 'Al Pesto
Fusilli 'Al Pesto

Pilaf com Pasta de Beringela e Salada de Favas

Ingredientes
arroz basmati ou thai de jasmim
gengibre
sementes de cardamomo
alho em pó
curcuma
sal

favas frescas ou congeladas
sumo de limão
1 dente de alho
flor de sal

beringela
pinhões
figos secos
coentros
iogurte
sal

Picar a beringela com um garfo e levar ao forno a 160° durante cerca de 30 minutos.

Alourar o arroz num tacho com o gengibre picado, as sementes, o pó de alho, curcuma e um fio de azeite. Juntar o dobro do volume de água a ferver, tapar e deixar cozer durante 10 minutos.

Com uma colher tirar o miolo da beringela, cortar grosseiramente e meter no copo da picadora. Juntar pinhões, figos secos, sal e coentros frescos. Depois de tudo bem picado, juntar um pouco de iogurte e retificar os temperos.

Escaldar as favas e fervê-las durante 3 minutos. Escorrer e passar por água fria antes de lhes tirar a pele. Temperar com sumo de limão, flor de sal e um dente de alho picado fininho.



As Melhores Receitas de Queijo Vegetal do Mundo são... Veganas!



Queijo 100%Vegano, 100% Vegetal, 100% Saboroso

Para muitos vegetarianos, o queijo é o alimento de origem animal que mais lhes custa a abandonar. No entanto, cada vez há mais oferta de queijos vegetais com um sabor muito idêntico ao queijo de origem animal, pelo que é possível continuar a desfrutar de um paladar semelhante ao do queijo sem contribuir para a crueldade animal.
Existem queijos vegetais de diversos sabores e consistências, sendo inclusive possível utilizá-los em pizas vegetais, por exemplo.


Ingredientes para preparar os queijos:

O polvilho azedo ou doce compra-se nos supermercados e parece farinha.
Pingo Doce e o Modelo vendem.
O ágar-ágar compro em lojas de produtos naturais/vegetarianos ou pode comprar via Centro Vegetariano.
Amido de milho é maizena.
O nigari, coagulante para confeccionar tofu encontra-se à venda em lojas de produtos naturais também. (pode substituir por limão)


Queijo Vegetal

Queijos Vegetais

Queijo 100%Vegano, 100% Vegetal, 100% Saboroso

O melhor queijo vegetal caseiro

Requeijão, Parmesão, Gouda, Brie, Cheddar, Feta, Mozarela, Vegarela, Catupiry, Vegarelapiry e muitos mais!



Receita Testada&Aprovada da Bianca Castro 

Vegarela - Mussarela Vegana
Ingredientes:
- 1 xícara de polvilho doce
- 1 xícara de polvilho azedo
- 2 colheres de sopa de purê de mandioquinha
- 2 xícaras de água
- 6 colheres (de sopa) de azeite de oliva ou óleo
- sal à gosto (+/- 1 colher de sopa)

Preparo:
Bater no liquidificador ou processador a mistura de água com os polvilhos, o sal, o azeite e a mandioquinha. Passar a mistura (que fica bem líquida mesmo) para uma panela antiaderente e, no fogo alto, ficar mexendo até que forme uma massa dura e se desprenda totalmente da panela (não pode parar de mexer (demora uns 3 minutos até que endureça)Depois disso retire essa massa, dê a forma que quiser e retorne ao fogo baixo pra dourar os lados. Deixar 1 dia na geladeira antes de consumir.


Livro "Queijos Veganos"

fevereiro 14, 2013

Focaccia

...  de Azeitonas e Ervas...a Sandra fez a receita da Chubby!
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) farinha de trigo (430g)
- 1 colher (sobremesa) de orégano desidratado
- 2 ¼ colheres (chá) fermento biológico seco (7g)
- 2 colheres (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar refinado
- 1 ¼ xícaras (chá) de água (300ml)
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 15 azeitonas verdes, sem os caroços, em pedaços graúdos
- 1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (chá) de orégano desidratado
- 1 colher (chá) de sal grosso

Modo de preparo:
1. Em um bowl grande, misture a farinha, o orégano, o fermento, o sal e o açúcar. Mexa para incorporar os ingredientes.
2. Adicione a água e o azeite de oliva e misture com uma colher até que uma massa comece a se formar.
3. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até conseguir uma massa homogênea e não esteja mais tão grudenta, cerca de 10 minutos (não adicione mais farinha à massa, ela é bem macia).
4. Faça uma bola com a massa e coloque em um bowl grande, levemente untado com azeite de oliva. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por 45 minutos ou até que dobre de volume.
5. Unte com azeite de oliva uma assadeira grande, de beiradas baixas. Transfira a massa para a assadeira e pressione levemente para retirar o excesso de ar. Pincele com um pouco de azeite e cubra com filme plástico colocando-o diretamente sobre a massa. Deixe crescer novamente em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por cerca de 20 minutos ou até estufe levemente e quase dobre de volume.
6. Pré-aqueça o forno a 220°C. Retire o plástico, unte as pontas dos seus três dedos centrais de uma das mãos com azeite e faça furinhos em toda a extensão da massa.
7. Pressione os pedacinhos de azeitona nos furinhos. Regue a massa com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e salpique com o orégano e o sal grosso.
8. Asse até que o topo da foccacia doure bem, 25~30 minutos. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar um pouco (pelo menos 5 minutos).
9. Regue com mais um pouco de azeite de oliva e sirva.

fevereiro 13, 2013

Quiche de Bolonhesa de soja

Receita enviada pelo Roberto Freitas
Ingredientes para bolonhesa:
Soja Granulada (pode usar seitan, tofu ou não usar)
Cebola
Pimentão Verde e Vermelho
Cogumelos

Alho
Caril
Açafrão
Pimenta 
Molho de Tomate 


Para a quiche acrescente: 
Natas vegetais
Alho Francês
Sopa de Cebola 


Ingredientes:
1 chávena/xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 chávena/xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/3 de chávena/xícara (chá) de óleo de milho(ou outro)
1/3 chávena/xícara (chá) de água
1/2 colher (chá) de sal marinho
2 colheres (sopa) cheias de flocos de quinua ou aveia (detalhe “complexo” da receita, totalmente opcional – mas se for possível acrescentar à receita, eu recomendo!)
1 colher de sopa de gergelim - sementes de sésamo (opcional)

Preparação:
Coloque as farinhas, os flocos, o gergelim e o sal em uma vasilha. Misture bem os ingredientes secos. Acrescente o óleo com a água no centro da mistura seca e amasse com as mãos. Provavelmente a mistura vai ficar seca, então você precisa acrescentar mais óleo até a massa pegar liga (porém ainda meio quebradiça). Eu costumo colocar mais óleo, pois gosto do ponto em que a massa fica “engordurada” antes de assar (assim ela fica mais crocante quando assada), mas você também pode colocar um pouco mais de água (lembre-se que a massa deve ter liga, mas, ainda assim, permanecer meio farofenta!). 

Disponha a massa no fundo e nas laterais de uma assadeira para tortas de cerca 25 cm de diâmetro (não precisa ser de fundo removível). Asse por pouco mais de 10 min (+- 200º) e retire do forno. 

fevereiro 10, 2013

Nhoque de grão de bico e purê de abobóra com kümel.


Chris Araferr ...  a receita eh fácil 1 xíc de grão de bico processado (pasta), sal, 2 col de azeite e farinha para dar ponto (a quantidade depende se vc vai precisar colocar água para processar) ... só isso... qdo não tenho grão de bico...uso a farinha de grão de bico... fica bom tb..mas a massa fica mais firme...

Batatas assadas fatiadas

Mylene fez e..... aprovou!
Batatas folhadas fiz assim: fatiei finamente temperei e arrumei em montinhos umas sobre as outras, joguei orégano e azeite ( untei bem a forma pra não grudar) e assei.
Aprovadíssima!
Depois de fatiadas coloquei tudo num saco temperei mt bem, usei azeite e uma colher de sopa de farinha de trigo, balancei bastante e depois fiz os montinhos pra assar.


Receita original:
Ingredientes
3 batatas médias
6 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho picados
3 ramos de tomilho
Sal e pimenta do reino.

Aromatize o azeite com o alho, sem dourar. Reserve.
Pode fazer com as batatas descascadas ou não. Faça lâminas bem finas das batatas, com no máximo 2mm de espessura. Pode usar um aparelho tipo mandolim ou processador para fatiar.

Faça pilhas de batatas usando formas de muffins ou um tabuleiro comum. Com um pincel, unte a forma que vai usar com o azeite aromatizado, e comece a montar as pilhas com as lâminas de batatas, sobrepondo-as e pincelando com o azeite aromatizado cada camada, até que fique com 5-6 cm de altura, ou que chegue ao bordo da forma de muffin. Tempere com um pouco de sal e pimenta entre as camadas.
Quando todas as pilhas estiverem prontas, regue com mais um pouquinho de azeite aromatizado, sal e pimenta e desmanche os raminhos de tomilho sobre as batatas.
Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 30-40 minutos, até que as batatas estejam com as bordas douradas.

fevereiro 08, 2013

Panqueca roxo-avermelhada


Débora Santiago Gonçalves
Anteontem fiz a panqueca verde e fiquei curiosa de fazer a mesma receita, porém dar outra cor a ela, então desta vez usei a beterraba e... ficou linda *-*

Panqueca roxo-avermelhada com recheio de escarola e cenoura; arroz com vagem e milho, pts com shoyu, salada de tomate e suco de laranja com beterraba =)

Antes de juntar a beterraba à massa eu ralei ela pra facilitar quando bati no liquidificador =)
Certamente dá pra fazer ela com diversas outras cores... Sei lá, pensei de usar cenoura, abóbora... enfim, a criatividade é livre...

Receita das panaquecas verdes

fevereiro 07, 2013

Spaghetti Al Cielo

O nosso Amigo Luiz Fernando Halat fez esta receita maravilhosa e partilhou connosco.

Vou compartilhar meu experimento aqui com vocês :) bom o ingrediente principal é amor!!!
Agora vou compartilhar essa receita que ficou uma delícia e resolvi batiza-la "spaguetti al cielo" rsrsrs ficou tão bom que vale a pena compartilhar hermanosss então vamos la!

Ingredientes: 
1 cebola picada
azeite de oliva (para dourar)
200g de champinhom
300g polpa de tomate
3 tomates picados em pequenos cubos
 1 couve flor manteiga
manjerona ( a gosto)
sal marinho ( a gosto )
1 cx creme de leite vegetal (*)
2 colheres de chá açúcar
400g de macarrão spaghetti

Preparo: 
Cozer bem a couve flor no vapor e reservar, numa panela grande coloque o azeite, sal , cebola e o champinhom e doure bem, adicione os tomate e a couve flor e refogue bem, adicione a polpa de tomate e o creme de leite e vá mexendo o molhocolo acrescente água fervente aos poucos até dar a consistência que deseja , adicione as 2 colheres de açúcar e a manjerona e deixe cozer até o molho ficar homogêneo , e claro durante esse período cozinhe o spaghetti ao dente , aí é só escorrer e adicionar o molho como na foto .. espero que gostem ! gratidohmmmmm

(*) Nossa sugestão:
Creme de aveia - 1 medida de aveia demolhada com 1 medida de água.
Bate tudo no liquidificador, coa e fica pronto a usar. Dá para risottos, molhos, tudo que precisa usar leite/creme de leite/natas vegetal. O leite de aveia fica espesso quando aquecido e por isso lhe chamam o "Coringa" da culinária vegana!

fevereiro 06, 2013

Pão! Pão! Pão!

Receitas do Chris Araferr:
 Massa básica de pão temperada com chimichurri(*) e gergelim preto...


 Massa básica de pão
1 xíc de chá de água morna
2 col de sopa de açucar
1 pcte fermento biológico seco
1/2 col de sopa de sal
2 col de óleo
500gr de farinha

Misture 4 colheres de farinha, o fermento, o açucar e a água. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos (formará uma esponja). Junte os demais ingredientes e sove a massa até que ela fique lisa e elástica (aprox 10 min). Deixe descansar por uns 30 min. Modele os pães e deixe crescer até que dobrem de tamanho. Asse em forno médio. Se o alumínio da assadeira for muito fino, coloque duas para que evite que queime embaixo.

obs 1: para o pão de milho coloque 1 e 1/2 xícara de fubá.

obs 2: quando os pães estiverem começando a corar, abra o forno e borrife água gelada rapidamente por cima para que crie aquela casquinha crocante parecida com o pão francês comprado na padaria.

(*)O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Massa básica de pão

Pão de Batata Doce
550 gr de farinha de trigo
250 gr de batata doce amassadas
15 gr de fermento biológico instantaneo
30 gr de açucar
1 colher (café) de sal
300 ml de agua

Junte a água com 100 gr de farinha, o açucar e o fermento. Deixe formar a esponja (15 min aprox). Junte os demais ingredientes e sove a massa por 10 minutos. Faça os pãezinhos e deixe crescer novamente. Pincele agua com açucar (proporção de 1 por 1) e leve para assar até que doure. Assim que tirar do forno pincele agua com açucar de novo.

Pão de leite de Aveia
500 gr de farinha de trigo
300 gr de leite de aveia
15 gr de fermento biológico seco
10 gr de sal

Faça uma esponja com leite de aveia o fermento e 150gr de farinha. Deixe descansar por 15 minutos ou até que a mistura triplique de tamanho. Depois junte o restante da farinha e amasse bem. Acrescente o sal e sove a massa até que fique elastica e lisa (aprox 10 minutos). Deixe descansar de 20 a 30 minutos. Modele os pães e deixe descansar de novo até que dobre de tamanho. Asse em forno médio. Se desejar passe gel de brilho (150 ml de água, 1 colher de chá de amido de milho. Leve ao fogo até virar um creme ralo) depois que os pães estiverem assados.

Pão de Milho




Pão com sementes

Trança de Ervas com Alho



Pão de Cebola



Tania Stanelis Hessel

Pão de centeio/integral (com gergelim, linhaça e azeite)

Esponja: 1 xícara de água morna, 1 colher de sopa de fermento granulado, 1 colher de sopa (rasa) de açúcar, 2 colheres de sopa de trigo. Misturar tudo e deixar até “borbulhar”.

Acrescentar ao fermento: 1 xícara de água morna com 2 colheres de linhaça triturada (deixada descansar por uns minutos), 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de gergelim, 1 ½ colher de café de sal marinho, mexer bem!


Adicionar 4 colheres de sopa de farinha de centeio, 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral, misturar bem e ir acrescendo de farinha de trigo branca até dar o ponto de sovar.
Espere dobrar de volume, coberto e em local sem corrente de ar (dentro do forno desligado, por exemplo).
Faça pequenos pães, espere dobrar de volume.
Assar em forno preaquecido em 170º por uns 35-40 minutos.



Lilyan Carniello:
Mini Pão francês


Pão integral da Valéria
Pão rústico na Panela de Avelã, Aveia e óleo de côco 50% Integral.
 Usei o resíduo da preparaçao do leite de Avelã.
Receita: 
2 xicaras de farinha de Trigo branca, 2 xícaras de Farinha de trigo Integral, 1 colher de cha de sal, 1 colher de sopa de açucar ( usei mascavo) 2 colheres de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de Aveia em flocos + aveia para decorar, fermento caseiro usei o de Batata ( liquido) 1 copo e 1/2. Pode fazer c outro fermento e acrescentar agua para dar ponto. Bati a massa na maquina de pão por 20 minutos ( pode ser na batedeira) e assei na panela de inox destampada após crescer. Delicioso! 

A Valeria fez: Pão Rústico na Panela com Amêndoas

Receitas de PÃO do Grupo Receitas Veganas