abril 18, 2013

Lasanha de abobrinha e beringela

Lasanha de abobrinha e beringela, com molho bechamel vegano 
e cobertura de "queijo" de castanhas
A Andreia explica como fez:

- Começa preparando o recheio: a beringela e a abobrinha devem ser cortadas em fatias finas (no sentido do comprimento) e depois levemente grelhadas em uma frigideira grande, com um mínimo de óleo (pra não grudar) e sal. Vai fazendo e separando.

- Depois, o molho: descascar e picar uns três inhames, colocar no liquidificador com água suficiente para cobrir e bater por uns 2 minutos até ficar bem líquido. Depois, coar bem (eu coo em coador de pano, mas pode ser em coador comum tb) e usar o líquido branco que vai sair daí. Refogar dois dentes de alho bem picadinhos e jogar o sumo do inhame por cima. Vai mexendo em fogo brando até o esse caldo engrossar (como um molho branco). Colocar: sal a gosto, uma pitada de pimenta-do-reino ou branca, uma pitada de cominho e bastante noz moscada. A noz moscada é melhor ralar na hora do que usar a que já vem em pó. Pode botar meia noz. E vai experimentando.

- Pra fazer a massa: começa fazendo como uma lasanha tradicional. Ferve a água e cozinha por três minutos a massa, uma por uma. Daí vai fazendo as camadas: começa com molho, depois massa, abobrinha, molho, massa, beringela, molho massa... e assim por diante. Termina com massa e bastante molho por cima. Joga um azeite por cima e leva ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

- O toque final fica com o queijo de castanhas: deixar 50g de castanha-de-caju + umas 4 ou 5 castanhas-do-Pará de molho uma hora antes. Coar e bater as castanhas (todas) no mixer junto com sal, um fio de azeite, umas gotas de limão, cebola desidratada e salsinha (fresca ou desidratada). Pode usar manejricão no lugar da salsinha.

Depois que retirar a lasanha do forno, espalhar o "queijo" de castanhas por cima e está pronto. (Obs.: outra alternativa seria usar Mandiokejo para cobrir, ao invés do queijo de castanhas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário