março 03, 2015

Queijo Cremoso de Macadamia com Curcuma e Ervas Aromaticas


Para fazer este queijo com consistencia cremosa eu diminui a quantidade de agar agar.
Pode ser fatiado apesar de ser mais cremoso, mas nao pode ser ralado como o queijo da receita original anteriormente postado.

INGREDIENTES PARA O QUEIJO

- 1 xicara e meia de agua
- 3 colheres de cha de agar agar
- 1/2 xicara de macadamia (crua)
- suco de meio limão
- 1 colher de cha de sal
- 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de curcuma em po



ERVAS AROMATICAS

- 1 colher de cha de oregano desidratado
- 1 colher de cha de manjericao desidratado
- 1 colher de cha de salsinha desidratada
- 1 colher de cha de paprica defumada em flocos
- 1 colher de cafezinho de pimenta caiena (opcional)
- pimenta do reino preta moida na hora

*DICA IMPORTANTE:
Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limao, e coloque o azeite em local acessivel para nao perder o ponto do agar-agar que endurece muito rapido. Este processo tem que ser rapido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mao.


PREPARO

Bater a macadamia com sal, o Nutritional Yeast e a curcuma no liquidificador ate virar um po fino. Em uma panela misturar a agua com o agar-agar e ferver por uns dois minutos, mexendo sempre.

IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na agua fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando comecar a ferver conte dois minutos.

Ligue o liquidificador de novo e adicione o agar-agar recem tirado do fogo (tem que se rapido, lembre-se de que o agar-agar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limao e o azeite batendo novamente. A quantidade do limao e a seu gosto.
Acrescente as ervas e mexa com uma espatula para misturar ao queijo.
Coloque num pote de vidro untado com azeite e salpicado com um punhado de ervas misturadas, tampe e leve a geladeira para tomar consistencia.
Fica uma delicia para servir com torradinhas, com legumes frescos, para cobertura de pizzas e tambem para dar cremosidade a risotos e macarrao. Tambem e excelente para recheio de sanduiches.

Voce tambem pode fazer queijinhos de pequeno tamanho se for receber visitas e servir em uma tabua acompanhado de torradinhas, legumes, azeitonas, pepino... enfim.... o que preferir.


A inspiracao para este queijo veio a partir da receita basica do queijo de macadamia de Renata Octaviani. VegVida - http://www.vegvida.com.br/site/receitas/queijo-de-macadamia-230/

Para quem não encontra facilmente as macadâmias, recomendo utilizar 1/2 xícara (chá) de amêndoas cruas sem pele, complementando com 2 ou 3 castanhas do pará.


Veganana

Sem comentários:

Enviar um comentário