agosto 22, 2014

Rolos de Maçã e Canela

Receita da nossa Amiga Maria Anjos

Ingredientes: 
1kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
70 ml de óleo vegetal
Uma pitada de sal
Uma colher (sopa) de açúcar
250 ml de água morna

Preparação:
Colocar o fermento na água, mexer bem e deixar ficar durante uns minutos. Num alguidar juntar todos os ingredientes, incluindo a água com o fermento e misturar bem. Trabalhar bem a massa, até se descolar do alguidar e das mãos e levedar durante 40 a 50 minutos.
Enquanto a massa descansa, fazer o recheio, é preciso 5 maçãs ( eu uso reineta), canela, açúcar mascavado e licor a vosso gosto ( eu prefiro moscatel ou vinho do porto). Partir as maçãs em pedaços finos( como está na foto) e colocar num tacho junto com o Açúcar ( 1 chávena( chá) a canela, a quantidade de canela fica ao gosto de cada um, e um cálice de licor. Deixar cozinhar até a maçã ficar ligeiramente mais murcha. Deixar arrefecer.
Voltar á massa, sovar mais um pouco e dividi-la em 2 ou 3 quantidades iguais, para ser mais fácil de executar a receita .Esticar cada um deles com a ajuda do rolo de cozinha, deixando ficar mais ao menos retangular, Distribuir a maçã por cada um deles e espalhar por toda a massa, reservar o molho que fica no tacho. Partir todos em pequena tortas do tamanho da altura da forma.
Untar uma forma de bolo inglês com um pouco de creme vegetal e distribuir os rolos pela forma, com as extremidades voltadas, uma para baixo e outra para cima, como está na foto e pincelar depois com o molho. Levar ao forno +- durante 40 a 50 minutos a 180ºC, até ficar douradinho.

Nota: Podem ir pincelando o bolo com o molho que ficou de cozinhar as maçãs, e se gostarem podem juntar mais um pouco de licor, fica delicioso.
Os rolos não podem ficar demasiado apertados para que possam crescer e coser, mas convém que o resultado final seja de um bolo de aspeto normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário