setembro 27, 2012

Grão frito ou assado

A receita da Lourdinhas

Ingredientes
grão seco q.b.
água q.b.
sal q.b.
piripiri em pó q.b.
pimentão doce q.b.
azeite ou óleo vegetal q.b.

Preparação:
Compre grão seco (não pode ser enlatado ou em frasco, sem de ser mesmo grão seco de pacote) e coloque-o de molho em água abundante e deixe ficar demolho por 24 horas.
Após este tempo retire o grão da água e escorra-o bem. Coloque-o num recipiente e tempere-o com sal, piripiri em pó e pimentão-doce, deixando tomar sabor por 1:30 hora.
Coloque um pouco de óleo numa frigideira (só o suficiente para tapar o fundo da frigideira), deixe aquecer e junte o grão, mexa frequentemente até que este adquira um tom opaco e brilhante, uma cor dourada escura e se apresente estaladiço (vá provando o grão à medida que o vai fritanto para verificar se está pronto, deve demorar cerca de 5 minutos). Escorra o grão do óleo e coloque-o sobre papel absorvente. Disponha-o sobre um prato de servir e rectifique o sal e o piripiri.


Receita da Carmem:
Ingredientes:
5 xícaras de grão de bico cozidos só em água;
3 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de azeite

Modo de fazer:
Deixe o garbanzo de molho de véspera e cozinhe unicamente em água. Escorra, coloque em uma assadeira, acrescente o shoyu e o azeite de oliva, misture bem e leve ao forno médio por 1 hora, mexendo a cada 15 minutos, para não queimar.
Está pronta esta delícia que vai encantar a crianças e adultos.

Sem comentários:

Enviar um comentário