fevereiro 25, 2013

Mafufo (Charuto De Repolho)

Minha ideia inicial era fazer a receita baseada em outra que havia visto para ainda cozinhar o arroz depois de formar os rolinhos. Que vai à panela de pressão. (Eu não sou muito fã de usar panela de pressão. Só por praticidade mesmo). Mas, quando estava prestes a preparar mesmo assim, vi que havia grande quantidade de arroz refogado com couve e batatinha na geladeira. Dai pensei rápido: Ah, vai sair mais fácil do que eu imaginava... Ótima receita para fazer reaproveitamento de comida.

Ingredientes:

Para os charutos:
7 folhas de repolho;
2 xícaras de chá de arroz cozido;
350 gramas de PTS hidratada;
1 folha de couve picada em fios;
1 pimentão grande picado;
2 cebolas médias picadas;
3 dentes de alho amassados;
3 colheres de coentro picado;
1 colher de chá de tempero preparado de alho e sal;

Para o molho:

500 ml de extrato de tomate;
½ xícara de chá de azeite;
3 dentes de alho cortados em lâminas;
1 colher de café de açúcar;
1 colher de chá de sal;
Suco de meio limão;
Orégano a gosto;
Manjericão a gosto.

Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com bastante água e um pouco de sal. Deixe ferver por 2 a 3 minutos. Retire o miolo do repolho usando uma faca. Assim as folhas poderão soltar mais facilmente. Separe as folhas com cuidado para não rasgá-las. Devem estar ligeiramente flexíveis.
Refogue a PTS em azeite com alho, cebola, couve, tempero por ultimo o pimentão e coentro.
Misture numa bacia a soja refogada com o arroz e azeite. Coloque uma folha de repolho sobre uma tábua de trabalho e arrume cerca de duas colheres de sopa cheias de recheio no centro, em forma de croquete. Dobre as laterais sobre o recheio e enrole, sem apertar muito, formando um charuto. Repita o procedimento até usar todo o recheio.
Refogue o alho laminado em azeite, adicione o extrato de tomate, adicionando posteriormente sal, suco de limão, açúcar, orégano e manjericão. Quando atingir fervura, adicione 250ml de água. Espere atingir fervura novamente.
Unte um refratário com o restante de azeite, e faça uma camada rasa de molho. Arrume os charutos com as pontas para baixo, para que não desenrolem. Banhe-os com o restante do molho e leve ao forno por 30 minutos.

Pode ser feito com folhas de couve. Eu prefiro, pois não é adocicado como o repolho, porém, não fica tão belo. Ainda não testei, mas provavelmente fica legal com acelga também.

Sem comentários:

Enviar um comentário