fevereiro 06, 2013

Pão! Pão! Pão!

Receitas do Chris Araferr:
 Massa básica de pão temperada com chimichurri(*) e gergelim preto...


 Massa básica de pão
1 xíc de chá de água morna
2 col de sopa de açucar
1 pcte fermento biológico seco
1/2 col de sopa de sal
2 col de óleo
500gr de farinha

Misture 4 colheres de farinha, o fermento, o açucar e a água. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos (formará uma esponja). Junte os demais ingredientes e sove a massa até que ela fique lisa e elástica (aprox 10 min). Deixe descansar por uns 30 min. Modele os pães e deixe crescer até que dobrem de tamanho. Asse em forno médio. Se o alumínio da assadeira for muito fino, coloque duas para que evite que queime embaixo.

obs 1: para o pão de milho coloque 1 e 1/2 xícara de fubá.

obs 2: quando os pães estiverem começando a corar, abra o forno e borrife água gelada rapidamente por cima para que crie aquela casquinha crocante parecida com o pão francês comprado na padaria.

(*)O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Massa básica de pão

Pão de Batata Doce
550 gr de farinha de trigo
250 gr de batata doce amassadas
15 gr de fermento biológico instantaneo
30 gr de açucar
1 colher (café) de sal
300 ml de agua

Junte a água com 100 gr de farinha, o açucar e o fermento. Deixe formar a esponja (15 min aprox). Junte os demais ingredientes e sove a massa por 10 minutos. Faça os pãezinhos e deixe crescer novamente. Pincele agua com açucar (proporção de 1 por 1) e leve para assar até que doure. Assim que tirar do forno pincele agua com açucar de novo.

Pão de leite de Aveia
500 gr de farinha de trigo
300 gr de leite de aveia
15 gr de fermento biológico seco
10 gr de sal

Faça uma esponja com leite de aveia o fermento e 150gr de farinha. Deixe descansar por 15 minutos ou até que a mistura triplique de tamanho. Depois junte o restante da farinha e amasse bem. Acrescente o sal e sove a massa até que fique elastica e lisa (aprox 10 minutos). Deixe descansar de 20 a 30 minutos. Modele os pães e deixe descansar de novo até que dobre de tamanho. Asse em forno médio. Se desejar passe gel de brilho (150 ml de água, 1 colher de chá de amido de milho. Leve ao fogo até virar um creme ralo) depois que os pães estiverem assados.

Pão de Milho




Pão com sementes

Trança de Ervas com Alho



Pão de Cebola



Tania Stanelis Hessel

Pão de centeio/integral (com gergelim, linhaça e azeite)

Esponja: 1 xícara de água morna, 1 colher de sopa de fermento granulado, 1 colher de sopa (rasa) de açúcar, 2 colheres de sopa de trigo. Misturar tudo e deixar até “borbulhar”.

Acrescentar ao fermento: 1 xícara de água morna com 2 colheres de linhaça triturada (deixada descansar por uns minutos), 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de gergelim, 1 ½ colher de café de sal marinho, mexer bem!


Adicionar 4 colheres de sopa de farinha de centeio, 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral, misturar bem e ir acrescendo de farinha de trigo branca até dar o ponto de sovar.
Espere dobrar de volume, coberto e em local sem corrente de ar (dentro do forno desligado, por exemplo).
Faça pequenos pães, espere dobrar de volume.
Assar em forno preaquecido em 170º por uns 35-40 minutos.



Lilyan Carniello:
Mini Pão francês


Pão integral da Valéria
Pão rústico na Panela de Avelã, Aveia e óleo de côco 50% Integral.
 Usei o resíduo da preparaçao do leite de Avelã.
Receita: 
2 xicaras de farinha de Trigo branca, 2 xícaras de Farinha de trigo Integral, 1 colher de cha de sal, 1 colher de sopa de açucar ( usei mascavo) 2 colheres de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de Aveia em flocos + aveia para decorar, fermento caseiro usei o de Batata ( liquido) 1 copo e 1/2. Pode fazer c outro fermento e acrescentar agua para dar ponto. Bati a massa na maquina de pão por 20 minutos ( pode ser na batedeira) e assei na panela de inox destampada após crescer. Delicioso! 

A Valeria fez: Pão Rústico na Panela com Amêndoas

Receitas de PÃO do Grupo Receitas Veganas

Sem comentários:

Enviar um comentário