agosto 23, 2014

Canelones

Receita da Maria Anjos

( 4 pessoas)
Ingredientes:
8 a 10 canelones
1 pacote de molho de soja
Queijo mozarela vegan
1 pedaço de abóbora moranga ou manteiga (+- 100 gr)
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
1/2 alho francês
1 chávena (chá) de granulado de soja (pequena)
1 curgete pequena
1 beringela pequena
2 tomates maduros( pequenos)
Salsa, pimenta, gengibre, sal e malagueta

Preparação:
Começar por mergulhar os canelones em água a ferver, com um fio de azeite e sal, e deixar durante 5 minutos. Escorrer e passar por água e separa-los para evitar que se colem.

Molho de Abóbora:
Partir a abóbora em pedaços, temperar com um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite e levar ao forno para gratinar um pouco. De seguida colocar na centrifugadora com o molho de soja ( reservar um pouco para juntar ao recheio) bater bem até obter um creme macio,sem grumos. Reservar.

Preparação do Recheio:
Na wok colocar um fio de azeite, a cebola picada, os alhos e o alho francês e deixar estalar um pouco. Juntar a beringela partida em pedaços e o tomate e se necessário um pouco de água, apenas se estiver seco, e tapar a wok para que o tomate e a beringela fiquem cozinhados. Acrescentar depois a curgete, também em pedaços pequenos e o granulado de soja ( desidratado e bem escorrido) ,e todos os temperos. Deixar cozinhar mais um pouco. Finalmente juntar o molho de soja que reservaram e envolver bem.

Montagem dos Canelones:
Num pirex,colocar algumas colheradas do molho de abóbora. Rechear os canelones e ir colocando no pirex, ligeiramente afastado. Regar com o molho de abóbora, até ficarem totalmente cobertos. Levar ao forno a 180ºC até ficarem douradinhos. Antes de tirar do forno, colocar queijo mozarela vegan, ralado ou em fatias finas e deixar derreter. Polvilhar no fim com salsa picada seca. Adoro estes canelones, especialmente pelo molho, delícia!!!

Nota: Normalmente sobra sempre recheio e molho. O recheio, umas vezes congelo, outras faço hambúrgueres ou croquetes no dia seguinte, ficam ótimos. O molho congelo e uso para fazer a minha lasanha ou para guarnecer massas, ex: carbonara .
Deixei as minhas dicas, espero que gostem!!


... Acompanhados de:
 Salada de espinafres, beterraba, milho, pêssego, e cogumelos salteados.

2 comentários: