outubro 14, 2012

Missoshiru : Sopa de Miso

A minha receita: O misoshiru é servido antes do prato principal e deve ser consumido quente.

Ingredientes
Miso de Cevada/Arroz ou outro: q.b.
Cebola: 1
Azeite ou óleo: q.b.
Shoyu: q.b.
Legumes: q.b.
Erva verde: q.b.
Tofu em cubos (opcional)

Preparação
Cortar as cebolas em lâminas e os legumes em pedaços bem pequenos. Ferver água para a sopa. Colocar no fundo do tacho o azeite e saltear primeiro a cebola em chama alta com um pouco de sal, depois juntar os restantes legumes, juntar uma gotas de shoyu, e após alguns minutos acrescentar a água previamente fervida, calculando previamente a quantidade de sopa que vai querer servir. Deixar levantar fervura, e cozinhar durante 5 minutos em lume brando. Retirar um pouco do caldo e dissolver o miso juntando depois ao preparado, por cada taça/prato de sopa junte 1 colher de sobremesa de miso. Deixar levantar fervura(eu não deixo) de novo e desligar. Servir com a erva fresca picada.
A esta sopa pode ser acrescentado arroz integral já cozido, ou outro cereal, cubos de tofu, etc., tornando-a assim uma refeição completa, saudável e nutritiva.


Receita da Paula Soveral:


Ingredientes:

1 cebola
2 fatias de abóbora
1 ou 2 cenouras às tirinhas
2 tiras de alga wakamé demolhada (aproveitar a água onde a alga esteve de molho)
2 cogumelos shitaké (demolhados cerca de 2 horas) (opcional) (aproveitar tb a água)
1 colher de chá de miso por prato de sopa
cebolinho picado
gengibre ralado e umas gotas de shoyo só no final
Não ponha sal na água.
Preparação:

Cozer a cebola, a abóbora, a cenoura, a alga e os cogumelos, cortados em tamanho pequeno. Cozer em lume brando cerca de 15 a 20 minutos. Desfaça o miso num pouco de caldo quente (que retirou da sopa para 1 tigela) e depois de bem desfeito, volte a juntar à sopa quando esta estiver pronta.
Deixe borbulhar durante 1 minuto sem ferver. (mto importante, se ferver perde as capacidades terapêuticas e nutritivas).
Junte um pouco de gengibre ralado, umas gotinhas de shoyo e guarneça com o cebolinho.

Pode igualmente fazer uma sopa de legumes a seu gosto e juntar no final o miso desfeito num pouco de sopa e deixar borbulhar apenas 1 minuto.

(dê preferência ao miso de cevada)

NOTA: O miso é utilizado no oriente há séculos. Os japoneses dizem que este alimento foi um presente dos deuses para a humanidade. O miso é um puré com um sabor salgado e levemente adocicado, produzido a partir do feijão de soja e sal, fermentados com cevada ou arroz, ou outros. É principalmente utilizado na preparação de sopa, a famosa sopa de miso, mas pode ser também usado na preparação de pratos à base de vegetais, molhos, massas e pickles.
Dá-se geralmente preferência ao miso de cevada que tem um sabor mais equilibrado. O miso contém enzimas que melhoram a digestão e uma rica variedade de microorganismos (Lactobacillus) benéficos à constituição da flora intestinal. Tem um elevado teor em proteínas, vitaminas e minerais.

Sem comentários:

Enviar um comentário