outubro 15, 2015

Feijoada


O nosso Amigo Tiago fez uma deliciosa Feijoada e explica tudo:
Quero vos presentear com o meu segundo prato vegetariano, neste pequeno passo que será a minha caminhada para ser vegetariano e desta maneira, fazer parte da solução ao invés do problema, resolvi fazer uma feijoada, pois é um prato que as pessoas associam às carnes e gorduras. Foi uma agradável surpresa, principalmente a constatação que o enchido vegetariano tem um sabor que em nada fica a dever aos enchidos convencionais. Outra agradável surpresa foi o sabor, a mistura de sabores e a explosão que resultaram no palato e claro, o mais agradável de tudo, foi ter-me apercebido que contrariamente à sensação de desconforto que tinha outrora, após esta refeição, senti-me leve e saciado. Filho de transmontano, aqui fica a receita da feijoada que agora irá tomar lugar das outroras feijoadas. Peço perdão se cometer algum erro, sou apenas um novato, mas fico feliz se de facto incentivar mais pessoas a seguirem um caminho mais saudável e sustentável, fica aqui a receita e não se esqueça, cozinhem com amor e carinho. 
Receita: Refoguei em azeite, alho, cebola e louro cenoura cortada às rodelas. Após alourar, acrescentei o caldo da cozedura do feijão vermelho. Acrescentei ao caldo em ebulição a couve lombarda cortada em juliana.
Deixei cozer cerca de 5/7 minutos até acrescentar 6 cogumelos brancos laminados e o enchido vegetariano.
Deixei apurar mais algum tempo e temperei com noz moscada, pimentão doce, picante africano e um copo de vinho tinto, não se esqueçam que quanto melhor o vinho, melhor o tempero e usei sal, mas pouco, uma pitada somente.  
No fim, usei salsa e coentros cortados que dão sempre um sabor fresco e dão uma tonalidade bonita ao prato. Acompanhei com arroz selvagem. Podem sempre alterar o prato, dar aquele toque pessoal.

Mas bem, aqui fica uma receita muito fácil de fazer e excelente para o dia-a-dia em que não temos tanto tempo para fazer pratos mais elaborados.
Espero que gostem e sejam felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário