outubro 14, 2015

Pastéis de "não bacalhau" com Risotto de cogumelos e cenoura com rama



Foi a nossa querida Amiga Susana Diogo Santos que fez!

Receita dos Pastéis

1 Cebola
200g de Grão-de-bico cozido e escorrido
Sal, pimenta, cominhos e paprika q.b.
1  Cenoura ralada
2 c de sopa de linhaça triturada+6 c de água(*)
3 colheres de sopa de Farinha integral
 1 colher de chá de Fermento

(*) Misturar, deixar repousar 2-3 min e adicionar na receita.

Preparação
Tradicional 
1. Colocar tudo no copo da varinha mágica e triturar um pouco, deverá ficar com grumos mas todos os ingredientes devem estar misturados.
2. Levar a fritar num pouco de azeite, uns minutos de cada lado.

Bimby 
1. Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes e programar 5-7 uns segundos, cuidado para não se transformar totalmente em papa, deverá ficar com grumos.
2. Levar a fritar num pouco de azeite, uns minutos de cada lado.

Receita do Risotto

Ingredientes
– 1 cebola picada grosseiramente
– 1 cenoura grande ou 2 pequenas cortadas em rodelas
– 1 alho francês pequeno cortado em rodelas
– ½ courgette cortada em pequenos quadrados
– 150g de cogumelos marron laminados
– 4 chávenas de café de arroz arbóreo (arroz para risotto) previamente lavado
– pimenta (uma pitada)
– sal (uma pitada)
– 2 folhas de louro
– caldo de legumes quente
– salsa picada
– azeite

Para o caldo:
Quando cozo legumes guardo a água da cozedura e reservo no frigorífico (se for para usar nos 2/3 dias seguintes) ou congelo em cubos de gelo e tenho sempre caldo de legumes para adicionar aos cozinhados. No caso do risotto aqueço, sem deixar ferver o caldo, enquanto os legumes estão a refogar, para acelerar o processo de cozimento do arroz.

Para o Risotto:
1. Coloca-se o azeite, o louro e a cebola a dourar ao lume e, quando esta estiver transparente, acrescentam-se os cogumelos. Tapa-se e deixa-se cozinhar um pouco (cerca de 5 min.) para os cogumelos libertarem a água. Quando os cogumelos estiverem com um ar mais cozinhado, ou seja, menos brancos, retiram-se do tacho e reservam-se.
2. Colocam-se os restantes legumes, adiciona-se o sal e a pimenta e deixa-se cozinhar tapado, em lume médio/baixo, mexendo de vez em quando para que refoguem um pouco. Este passo demora menos de 10 min. De seguida juntam-se os cogumelos e envolve-se tudo novamente. Aqui pode ser necessário acrescentar já um pouco de caldo (caso verifiquem que os legumes estão com pouca água) para que os mesmos não colem ao fundo do tacho.
3. Junta-se o arroz previamente lavado (e idealmente demolhado, pode ser apenas uns minutos antes). Envolve-se bem na mistura, acrescenta-se um pouco de caldo e deixa-se cozinhar com o tacho tapado, abrindo e mexendo a cada 2 min., acrescentando sempre um pouco de caldo para a mistura não colar ao fundo. O pressuposto base do risotto é o arroz – e os vegetais – cozerem em pouca água, por isso é importante não sair de perto enquanto se está a fazê-lo, caso contrário em menos de um minuto podemos ter o “caldo entornado”.
5. Quando o arroz estiver al dente desliga-se o lume e reserva-se um pouco no tacho tapado antes de servir (5 min. serão suficientes). Serve-se com salsa picada.

receita do blog receitaparatudo

Sem comentários:

Enviar um comentário