junho 30, 2015

Tofu caseiro - Bimby



TEMOS CHEFS no grupo "Crescer Vegetariano" sabiam?!!

Perfeito!

A nossa Amiga Liliana Brás explica:

Eu ainda estou a aprender... mas tenho usado um processo muito simples... Coloquei a hidratar um chávena de grão de soja durante o dia. A soja depois de hidratada deu cerca de 3 chávenas. A estas chávenas juntei 5 chávenas de água e piquei na bimby durante 1min (este processo fiz por duas vezes, metade/metade para não transbordar). Depois cozi esta mistura durante cerca de 20min. Coei e obtive leite de soja e okara (polpa). Depois de coar voltei a colocar o leite ao lume até ferver. Desliguei e esperei 3/4min. Juntei o coagulante (usei cloreto de mágnésio de farmácia porque é o que tenho em casa mas podia ser o nigari ou sumo de limão). Mexer bem mas suavemente o coagulante com o leite e esperar 10/15min. Depois deste tempo coar com uma fralda de pano. Deixar arrefecer e colocar o tofu num recipiente com água. Acho o processo fácil mas que só preciso do ingediente mais precioso... Tempo! smile emoticon A chávena de soja que coloquei a hidratar tinha 190g e obtive 300g de tofu e cerca de 1,5 chav de okara.

Ah, um pormenor. Eu coloco um peso sobre o tofu quando ainda está com a fralda de pano para que o líquido saia todo e o tofu fique denso.

Sem comentários:

Enviar um comentário