julho 24, 2015

Aveia: Leite e Iogurtes

Leite de aveia da Nossa Querida Amiga Ana Silvia

Estava a apetecer me fazer uns iogurtes para E.L.A. mas não gosto da composição daqueles "o meu primeiro" dos supermercados (lactose e demasiado açúcar etc... ) e na conversa com a minha irmã, a trocar ideias de que iogurte dar, de que leite etc etc... apercebi me de que com a bomba não consigo tirar leite meu suficiente para os iogurtes... com muita pena minha.
Leite de soja talvez ainda seja um pouco forte. E depois ela lembra se... "porque não fazes com leite de aveia?" Plim!!
Adoro! Bebi litros quando estava gravida... de tamara, de ameixa, de mirtilho, de morango... yummy!! E é tão simples de fazer!!!

para meio litro de leite de aveia:

2 chavenas de aveia
3 ameixas ou 3 tamaras ( tambem podem usar açúcar, desde q não seja para bebés )
3 chavenas de agua

Mas antes:
Deixar a aveia de molho em água 2 ou 3 horas(pode deixar de véspera)

Escorrer a água e colocar a aveia com as ameixas e 3 chavenas de agua no liquidificador. Misturar muito bem.
Coar no passador.

Voilá!!!

É super cremoso e DELICIOSO!


Iogurtes de leite de aveia

Fico tão feliz quando uma receita supera todas as minhas expectativas!! Cá em casa comemos iogurtes todos os dias ao lanche ou ao pequeno almoço (em versão overnight oats. Que se quiserem depois partilho) mas estes iogurtes são a melhor ultima experiencia ca d casa... até porque nao há nada como olharmos para o nosso bebé a lambuzar se todo e a pedir mais! ♡♡♡

Os nossos são feitos na iogurteira e com leite de aveia caseiro (que ja partilhei ontem) mas podem usar leite de aveia comprado e se nao tiverem iogurteira podem simplesmente abafar o tacho com uma manta polar durante 8 horas.

Ingredientes: (para 6 iogurtes)
1/2 litro de leite de aveia
2 colheres de agar agar
1 saqueta de fermento para iogurte de soja
(Eu compro tudo no celeiro)

Aquecer o leite num tacho pequeno e misturar o agar agar ate dissolver bem.
Deixar o leite arrefecer (ate conseguirmos deixar o dedo la dentro sem queimar). Misturar o fermento (e se quiserem 1 colher d sopa de açúcar mascavado...eu prefiro sem açúcar e adicionar um adoçante para mim se me apetecer).

Abafar com a manta polar ou colocar na iogurteira 8 horas.

Eu adicionei maça assada com canela e ameixa hidratada sem pele para ela e mirtilhos,mel e sementes para nós.
Ela também adora com banana e canela ou pêssegos...( the sky is your limit )

Yummy!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário