julho 08, 2015

Quem disse que uma mesa vegan não pode ser apetecível?



Lanche ajantarado para amigas..,
... ninguém se queixou!

Vamos lá ver se consigo escrever tudo direitinho porque fiz muitas coisas a olho!

Creme de Beterraba:
Numa panela cozi 3 beterrabas grandes, 1 cebola grande, 3 dentes de alho, 2 courgetes, 1 pedaço de abóbora e 1 alho francês. Depois dos legumes cozidos triturei tudo e temperei com sal. (como tenho bimby depois de triturar com a varinha mágica ainda passei o creme por lá para ficar mais cremoso e aveludado). Por fim reguei com azeite e já não fervi. Deixei arrefecer e deitei nas chávenas para ser saboreado frio.

Salada Tropical:
Numa travessa coloquei alface cortada aos bocados e depois por cima da alface juntei a fruta que tinha cortada aos pedaços (laranja, kiwi, morangos, manga, papaia, uvas, ananás… podem usar as que quiserem!). Salteie alho francês e courgete com azeite, sal, pimenta preta e alho em pó e deixei arrefecer. No final pus por cima da fruta e reguei com o molho “cocktail”. Serve-se natural ou fresco.

Molho “Cocktail”:
Numa taça deitei 2 iogurtes naturais de soja (pode-se também adicionar maionese vegetal mas não tinha e assim ficou mais light!), 2 colheres de sopa de ketchup, 1 colher de sopa de molho inglês e temperei com sal fino e pimenta.

Trouxinhas de Espinafres Recheadas:
Comprei espinafres com folha grande e escolhi as maiores. Triturei feijão branco com azeitonas (foi a olho!) e 1 dente de alho. Depois temperei com sal, pimenta e um pouco de azeite. Recheie cada folha como se fossem um crepe, enrolei, espetei um palito e coloquei na travessa.
Na altura de servir reguei com um pouco de azeite e creme balsâmico
 (compro no Lidl e é maravilhoso!)

Húmus de Grão de Bico:
Triturei grão de bico com pimento fumado e 1 dentes de alho. Temperei com sal fino, pimenta, um pouco de cominhos e azeite.

Pão de Aveia Aromatizado:
Pulveriza-se 500g de flocos de aveia, deita-se numa taça e junta-se 1 colher de chá de flor de sal, 1 colher e 1/2 de chá de canela, 1 colher e 1/2 de chá de gengibre em pó, 1/2 pacote de sementes de sésamo, 1/2 pacote de sementes de girassol, 1 chávena de farelo de linhaça e mexe-se com a colher de pau. Por fim deita-se aos poucos 500ml de água morna com 25gr de fermento de padeiro fresco diluído e volta-se a mexer apenas até ficar tudo bem envolvido. Deixa-se repousar na taça durante 45 minutos em local morno, a seguir colocamos na forma de silicone, cobre-se com sementes à escolha e deixa-se levedar novamente durante 45 minutos.
Vai ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 40 minutos
(um truque é colocar um recipiente com água dentro do forno e colocar a rede em baixo)

Tortilhas Faça Você Mesmo:
Prato com tortilhas e várias taças com legumes frescos cortados aos bocadinhos. Neste caso usei cenoura, aipo, couve roxa, alface e tomate. Depois é só fazer o wrap e juntar molho “cocktail” ou molho vinagrete.
Tortilhas caseiras

“Pesto” de Coentros e Cogumelos:
Numa centrifugadora tritura-se um molho de coentros com 5 dentes de alho. Deita-se num tachinho com 4 a 5 colheres de sopa de azeite (mais ou menos!), 1 embalagem de cogumelos frescos, uma pitada de sal e pimenta a gosto, deixa-se cozinhar durante 25 minutos ou até o molho estar mais grosso.
Servi frio.









Sem comentários:

Enviar um comentário